Por Que a Candidíase é Comum em Pessoas com Diabetes?
A candidíase, é uma infecção vaginal causada por um fungo chamado Candida albicans, presente na vagina de forma equilibrada, e seu crescimento descontrolado ocorre com maior frequência em pessoas com diabetes devido a alguns fatores:
Níveis Elevados de Açúcar
O excesso de glicose no sangue e na urina cria um ambiente ideal para o crescimento de fungos. Esses microrganismos se alimentam do açúcar, proliferando rapidamente e causando a infecção.
Flora Vaginal Desequilibrada
A diabetes pode afetar a flora vaginal, alterando o equilíbrio entre as bactérias benéficas e os fungos. Essa desregulação facilita a proliferação da Candida albicans e aumenta o risco de candidíase.2 Isso acontece porque o sistema imunológico enfraquecido em pessoas com diabetes torna mais difícil controlar essa proliferação.
Além disso, medicamentos utilizados para controlar a diabetes, como os inibidores de SGLT2, também podem aumentar o risco de infecções fúngicas genitais. Esses medicamentos funcionam aumentando a excreção de glicose na urina, o que favorece o crescimento da Candida albicans. Embora esses medicamentos sejam melhores no controle glicêmico por meio da excreção urinária de glicose, eles podem contribuir para um ambiente mais favorável à colonização vaginal por Candida.
Um estudo avaliou a prevalência dos riscos de vaginite vulvovaginal por Candida (VVC) durante o uso de inibidores de SGLT2 e os resultados indicaram que, antes de iniciar o tratamento com esses medicamentos, 14,9% dos participantes apresentavam colonização vaginal de Candida, sendo em sua grande maioria pessoas em idade mais jovem. Além disso, foi observado que 65 dos participantes inicialmente tiveram resultados negativos para Candida sendo que 15,8% (18 indivíduos) desenvolveram sintomas de vaginite. Com isso, foi concluído que as taxas de colonização e vaginite sintomática foram mais altas após o uso dos inibidores de SGLT2, ressaltando a importância do monitoramento em pacientes tratados com esses medicamentos.[2]
Sintomas e Diagnóstico: Fique Atenta aos Sinais
Os sintomas da candidíase podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:
- Coceira intensa na região vaginal
- Corrimento espesso e branco, semelhante a queijo coalhado;
- Vermelhidão e inchaço nos lábios vaginais;
- Dor durante a relação sexual.
É importante se atentar aos sintomas, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações.
Tratamento da Candidíase em Pessoas com Diabetes
Gino-Canesten® trata tanto a causa como também os sintomas de candidíase com eficácia. É a marca número 1 no tratamento da candidíase [3], e é capaz de eliminar a infecção em uma única aplicação. Sua fórmula possui um mecanismo de ação rápido e promove o alívio dos sintomas de forma eficaz.
Além disso, Gino-Canesten é seguro para uso durante a gestação[4], sendo um aliado para as mulheres que desenvolvem a candidíase em decorrência da diabetes gestacional.
Para reduzir o risco de candidíase, pessoas com diabetes devem adotar algumas medidas preventivas:
Controle Glicêmico
Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é fundamental para reduzir o risco de infecções. Siga as orientações do seu médico e nutricionista para controlar a diabetes.
Cuidados Diários
Lave a região genital com água morna e sabonete íntimo adequado, que respeita o ph natural da vulva[GS4] , como Gino-Canesten Triplo Cuidado, secando bem após o banho. Evite usar roupas apertadas e sintéticas, que podem aumentar a umidade e favorecer o crescimento de fungos.
Atividade Física e Dieta
Uma rotina saudável, incluindo exercícios regulares e uma dieta equilibrada, contribui para o controle da glicemia e fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções.
Mantenha a Saúde Íntima em Dia Mesmo com Diabetes
A candidíase é uma infecção comum em pessoas com diabetes, mas pode ser prevenida e tratada de forma eficaz. Ao manter o controle glicêmico, adotar hábitos de higiene adequados e procurar tratamento médico quando necessário, é possível garantir uma vida mais saudável e livre de incômodos.
Gino-Canesten® é um aliado importante para os cuidados com a saúde íntima. A candidíase pode ser tratada com Gino-Canesten® Clotrimazol. Com apenas uma aplicação, apresenta eficácia contra seus principais sintomas, sendo seguro até para gestantes4. Gino-Canesten® é a marca n°1 do mundo no tratamento da candidíase1, com uma linha completa de produtos em diferentes formatos, que se adaptam às necessidades individuais.
São dosagens diferentes para atender às suas preferências. Há opções de tratamento que vão desde 1 dia, para mulheres e pessoas com vagina que têm uma vida mais agitada e buscam soluções rápidas, até mesmo os tratamentos de 3 e 6 dias.
[1] Rodrigues et al, J Clin Med. 2019, 8, 76; doi: https://www.mdpi.com/2077-0383/8/1/76
[2] Kittipibul et al, Urinary infections with SGLTS inhibitorsJACC VOL. 83, NO. 16 2014 1 5 6 8 - 1 5 7 8 J. Clin. Med. 2019 , 8 (1), 76; https://doi.org/10.3390/jcm8010076
[3] Close up rm 2018
[4] Uso a partir do segundo trimestre. Categoria de risco na gravidez: B