Candidíase masculina
As infecções causadas por fungos podem até parecer que só acontecem nas mulheres e os dados fortalecem isso: 3 em cada 4 mulheres* terão alguma infecção pelo menos uma vez na vida!
Mas e nos homens?
A candidíase masculina é real e eles também podem contrair! Homens possuem infecção fúngica peniana, que apesar de ser menos comum, a média é a cada 10 homens** apenas 2 contraem (só 3 a 11% comparado aos 75% das mulheres).
Quais as causas?
Assim como a infecção vaginal se dá em mulheres, a doença fúngica genital acontece nos homens. Em 90% dos casos são espécies de Candida albicans - aquele mesmo fungo da candidíase na mulher, lembra?
As causas também são parecidas com as da doença nas mulheres, aparecendo principalmente quando o sistema imunológico está mais enfraquecido.
Confira algumas das principais:
Alterações do sistema imunológico
Uso de antibióticos
Diabetes
Falta ou má higienização do pênis
Sexo/contato íntimo sem preservativo com um(a) parceiro(a) que está com candidíase.
Os sintomas da candidíase masculina são bem parecidos com os da candidíase feminina:
Vermelhidão e inchaço na região íntima na glande;
Coceira;
Inchaço;
Dor ao urinar;
Desconforto ou dor durante a relação sexual.
Em algumas infecções da glande mais graves, algumas bolhinhas podem se formar na região. Quando essas bolhas estouram, a glande é molhada e é possível notar uma substância branca e cinza - que são equivalentes ao corrimento feminino.
Tem como prevenir a candidíase masculina?
Claro! Como nas mulheres, muitas vezes é questão de prevenção e cuidado. O homem sempre deve limpar a sua área íntima com água, um sabonete de pH neutro suave e depois secar bem a região. É fundamental evitar sexo sem proteção, se o(a) parceiro(a) pode estar com candidíase..
E quem é mais suscetível?
Nem todo homem que entra em contato com o fungo genital desenvolve uma infecção fúngica. Há dois grupos de risco: homens com prepúcio (uma camadinha de pele extra que cobre a ponta do pênis) e homens com sistema imunológico enfraquecido**. Os fungos não se reproduzem direito na glande devido às condições pouco favoráveis de calor e umidade. É por isso que a candidíase masculina não é comum.
E candidíase masculina tem tratamento?
A infecção fúngica genital em homens pode ser tratada, assim como a infecção vaginal. Gino-Canesten® tem duas apresentações em creme que tratam a candidíase em homens, que não necessitam de prescrição médica, e que são adequadas para tratar tanto a glande quanto o prepúcio.
Viu que #SemTabu é mais fácil entender melhor o próprio corpo?
*Per-Anders Mardh, Acacio G Rodrigues et al.: Summary, in: Facts and myths on recurrent vulvovaginal candidosis, in: International Journal of STD & AIDS 2002; 13: 522± 539
**Wray AA et al. Balanitis in StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537143/?report=printable