É normal procurar alternativas para cuidar do seu corpo e algumas opções de tratamento menos convencionais, mas é importante saber que eles só aliviam, não curam! Por ser causada por um fungo (Candida albicans) que já habita naturalmente a área vaginal, a candidíase é bem comum e 3 em cada 4 mulheres* terão em algum momento de suas vidas. Por isso, é comum encontrar na internet informações de remédio caseiro para candidíase, como banhos de assento com água morna, cebola, vinagre, iogurte natural, orégano, óleo de coco e até mesmo alho para curar a ardência, coceira e corrimento na parte íntima.
Só que remédio caseiro para candidíase não tem eficácia comprovada, pois pode aliviar apenas os sinais externos da doença e não se sabe as possíveis reações que podem causar. Eles podem inclusive piorar a infecção, enquanto mascaram os sintomas!
A candidíase é uma infecção e merece muita atenção, assim como qualquer alteração anormal no seu corpo, certo? Ela precisa ser tratada de maneira correta, com antifúngicos. O mercado já dispõe de tratamentos disponíveis e eficazes, como é o caso de Gino-Canesten®.
Para aliviar a coceira na região íntima sem risco de danos à sua saúde, existe também o Gino-Canesten® Calm, que é um sabonete íntimo especialmente desenvolvido para aliviar a coceira vaginal por até 12h**.
Ninguém conhece seu corpo melhor do que você mesma e estar sempre de olho é importantíssimo. Lembre-se que #VaiFicarTudoBem e que candidíase #SemTabu não precisa ser um bicho de sete cabeças!
Se os seus sintomas continuarem por mais de sete dias, consulte o seu médico.
*Denning DW, Kneale M, Sobel JD, Rautemaa-Richardson R. Global burden of recurrent vulvovaginal candidiasis: a systematic review. The Lancet Infectious Diseases. 2018
**De acordo com o estudo clínico realizado. Este produto é um cosmético para higiene íntima.