A candidíase é uma doença cercada de mentirinhas. Várias pessoas acham que ela é uma doença sexualmente transmissível (DST) e que só ocorre em mulheres adultas na fase reprodutiva. Bem, a ideia de que candidíase tem idade para acontecer é um mito!
Em quais fases a doença pode aparecer?
A infecção vaginal por Candida pode ocorrer em mulheres de todas as idades, mesmo que ainda não tenham iniciado a vida sexual.
-
Na infância: A candidíase é causada pelo fungo Candida albicans que faz parte não só da flora vaginal, mas também é encontrado na boca e ao longo do sistema digestório e até os pequenos podem sofrer com ele! Nas crianças, é comum vermos a candidíase se manifestar por meio do popular “sapinho” - lesões nos lábios e também nos genitais pelo uso constante de fraldas.
-
Na adolescência: Com a chegada da puberdade e desenvolvimento do corpo, acontece uma produção intensa de hormônios que podem alterar a flora vaginal. Além disso, roupas utilizadas em atividades físicas podem aumentar a temperatura e umidade da vagina, estimulando a proliferação dos fungos causadores da doença.
-
E na terceira idade: Com a queda do sistema imunológico o corpo fica mais exposto a doenças oportunistas como a candidíase. O uso de fraldas geriátricas deixa a região genital úmida e quente, ambiente ideal para a reprodução desenfreada de fungos e bactérias, como o Candida.
Qual o tratamento?
Neste momento, não importa se a candidíase tem idade ou não, o ideal é diagnosticar corretamente a doença e realizar o tratamento, que em todos os casos tem como base o uso de antifúngicos, como o clotrimazol – substância ativa de Gino-Canesten® (clotrimazol).
Conversar sobre o corpo e sobre intimidade #SemTabu desde cedo, e saber que #VaiFicarTudoBem é bem melhor, e é uma forma de autoconhecimento também!