Vamos começar quebrando um tabu? Pepeka tem cheiro de pepeka
Todas as secreções do nosso corpo têm cheiro, então por que na vagina seria diferente?
Saiba que o cheiro natural da vagina tende a ser um odor leve, mas muitas vezes pode mudar de intensidade e acidez de acordo com o ciclo menstrual, pH da região e até alimentação. Mas pode ficar tranquila, viu? Não há nada de errado nisso!
Ainda existe muitas mulheres que não aceitam o cheiro natural característico da vagina e por causa disso, às vezes usam cosméticos perfumados que muitas vezes implicam em reações alérgicas na região íntima.
Lavar regularmente a região genital é importante, mas cuidado com excessos! O uso de produtos íntimos muito perfumados, ou ducha íntima dentro da vagina pode alterar sua flora vaginal normal, propiciando infecções;
Mas e quando saber que algo está errado?
Se o odor for desagradável – um mau cheiro como cheiro de peixe podre – e ainda vier acompanhado de corrimento acinzentado, é possível que você esteja com uma infecção chamada Vaginose.
Mas o que é Vaginose Bacteriana (VB)?
Vaginose Bacteriana ou simplesmente vaginose é uma infecção vaginal causada por bactérias, principalmente pela Gardnerella vaginalis, que habita naturalmente a flora vaginal. Por conta de um desequilíbrio no Ph dessa flora, o ambiente fica mais propício para a proliferação dessas bactérias. Entre as principais causas do desequilíbrio do Ph estão a higienização exagerada com cosméticos perfumados e até mesmo duchas vaginais.
A boa notícia é que os sintomas da vaginose podem ser facilmente tratados com Gino-Canesten Balance, que não necessita de receita médica. Viu como é fácil e libertador falar de saúde íntima #SemTabu?